quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quarta surreal - Wooden Pints e How many more Times

Wooden Pints - Korpiklaani (boa alternativa para beber e cortar lenha)

Como bom lenhador que sou, não poderia deixar de colocar essa musica na quarta surreal! A musica é quase um ritual, uma mantra que deve ser cantado bêbado, bebendo e cortando lenha para o inverno! Até a letra é terapêutica, faz bem para o espirito. Tente cantá-la cortando lenha e verá como a musica irá tornar o seu trabalho em uma experiencia no minimo interessante (eu já cortei lenha cantando essa musica).

"There man, undeground, Who never see the sun, but they realy now how to party!
Little man from undeground, Who never see the sun, but they realy now how to party!"

É isso quase a musica inteira, alem do refrão que repete muitas e muitas vezes. Musica para lenhadores e camponeses bêbados! 

"The rise their wooden pints and they yoik and sing 
And they fight and dance 'till the morning"



How many more times - Led Zeppelin

Estou aqui não só para divulgar a musica dos lenhadores e camponeses boêmios, como também fazer justiça com uma musica que eu julgo ser desvalorizada até pelos fãs do Led Zeppelin: How Many More Times. Se fala muitos sobre os grandes clássicos do primeiro album, como Danzed and Confused, You shook Me, Communication Breakdown mas e o How Many more times, que é a melhor faixa do álbum? Em How Many More Times que está toda a magia do album. Um excelente epilogo, quase como um final épico extraordinário de uma grande obra. Se a Black Mountain Side se destaca por ser uma musica viajante, a How Many More Times também não nos decepciona por sua capacidade de nos envolver e nos identificar com ela. A musica mais longa do álbum, creio eu - a Danzed and Confused tem uns 6 minutos, a You shook me teve ter também uns 6 minutos...Eu já vi alguns videos dessa musica sendo tocada ao vivo, mas é claro, é bem mais facil encontrar performaces ao vivo de outras musicas do Led, como Black Dog, Song Remains the Same, Heartbreaker, Stairway to Heaven do que How Many more times...

Porra, a primeira vez que eu escutei essa musica e vi que tinha tudo haver comigo. Existem musicas que parecem que o seu compositor escreveu já sabendo o que eu ia gostar, e Jimmy Page acertou nesta musica. Quem diria que uma musica escrita há mais de 40 anos atrás poderia fascinar uma criança cachaceira deste novo século? Este poder de uma musica poder te comover, te fascinar, é prova de seu carater atemporal - você poderá ver uma dissertação maior sobre este tema nesta postagem. Uma definição bem superficial dessa musica seria um blues psicodélico...Uma musica que você ouviria inteira sem se queixar. Esta é a realidade das musicas longas feitas na década de 1970. Enquanto que nossas almas são massacradas e mutiladas por 30 minutos de musica eletrônica, cada minuto de uma performance do Led Zeppelin é sagrado e extraordinário - a exemplo da Danzed and Confused, que chegava a ter 27 minutos nas performaces ao vivo. 

A minha pergunta é por que essa musica é tão injustiçada e desvalorizada...A melhor musica do album, god dammit! Vai ter algumas pessoas que vão concordar que um blues épico como este não pode ficar condenado ao ostracismo...Como podemos afundá-lo num abismo escuro e esquecido? Não fui eu que cometi esta profanação, meus caros! Como ultimo vinho da noite, como o ultimo conhaque do porre, o How Many More Times deve ser degustado com glória depois de uma noite inteira ouvindo Korpiklaani.

 

Bonus:

Na quarta surreal passada não teve bônus, mas eu acho que essa merece um bônus gratuito - sim, você tem duas musicas no preço de uma e ainda com um bônus do caralho! 
Uma musica que tive a felicidade de conhecer a pouco tempo: Bring it on Home! Uma introdução de blues bem tradicional e depois um hard rock excelente para preencher o resto da música. Essa performace ao vivo é memorável - como qual quer atuação ao vivo do Led - intensa e surpreendente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário