terça-feira, 11 de outubro de 2011

O metal alemão e os decadentes



Enquanto assistimos passivos  e impotentes a decadência das bandas do folk metal por toda Europa e por todo mundo - salvo algumas exceções - as bandas alemãs nos surpreendem cada vez mais! A exemplo de Falkenbach, que continuou fiel a seu estilo com muito maestria. As musicas continuam com aquele mesmo espirito inovador e extraordinário, tipico de grandes sinfonias germânicas que só Vratyas Vakyas poderia compor. Dentre as bandas germânicas que fazem black metal e pagan metal, a unica q decepcionou foi o Kromlek - adicionando muito teclado a sua musica. É so comparar o seu ultimo lançamento com o Strange Rumors.

Embora algumas bandas saibam usar o teclado para compartilhar ao mundo lindas e maravilhosas melodias, muitas bandas transformaram o seu som numa parodia, numa profanação ao adicionarem cada vez mais efeitos de sintetizadores, efeitos sonoros...

A morte do antigo Turisas ocorreu tão rapido...Uma banda que tinha tudo para ser uma das melhores de folk metal lança ao mundo musicas como rasputin e Stan up and Fight? Estou no minimo perplexo...Se aquilo não é decadência é o que? Como eles podem explicar o que estão fazendo? Um debut excelente, depois um segundo que não foi muito bom e por ultimo esse terceiro...Cada álbum pior que o outro, eis a tendencia do Turisas aqui para frente?
Eluveitie também foi assim. Começou com o primeiro, excelente album. Spirit e Slania são excelentes albuns...E enquanto o quarto? Simplesmente não consegui ouvir nenhum minuto do Omnos...Pqp...Aquilo é Folk metal ou gothic? O que é aquilo? Cadê o Eluveitie que conhecíamos? O eluveitie que conheciamos se dissolveu na nevoa e nos deixou atônitos apenas com a lembrança de seu passado glorioso? O desejo comercial falou mais alto? Não há mais musica quando esta se torna mercadoria e mero objeto de consumo.
Não há revolução neste terceiro album...Não há mais aquelas musicas em que você pode dançar e beber perante a uma fogueira.

O ápice e a decadencia das bandas está ocorrendo rapido demais...Mas é claro que não é licito agir como inquisitor que condenará o Eluveitie ao fogo, pois ainda não ouvi o ultimo album que lançaram, que espero que seja bem melhor que o antecessor.

Ouvi então relatos de meu amigo, Dave o matematico, sobre a decadencia do Thyrfing...Segundo seu relato, esta banda sueca tinha abandonado toda a técnica, ousadia, virtuosidade, para se rebaixar ao nivel do thrash metal mais tosco e até do punk mais baixo...A minha pergunta é a seguinte, o que aconteceu?
O folk metal está se convertendo a mercadoria? Até o Korpiklaani me decepcionou um pouco. O novo album do Moonsorrow é maçante, nada extraordinário. Mas nada se compara ao que o Turisas fez.

Bandas como Asenblut, Arkona, Finsterforst, não tem grande prestigio como as bandas que mencionei, todavia mereciam tanto reconhecimento quanto as bandas que mencionei - falarei dessas bandas mais desconhecidas em outros posts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário