segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Duna jam - uma boa alternativa para os festivais no futuro...

Lugar maravilhoso hipotético...

Sabe aquele lugar maravilhoso que você já visitou alguma vez? Passou por ele e já teve a vontade de passar boa parte de sua vida nele? Bom, eu particularmente, a passar por um lugar peculiar eu pensava: "Seria bom fazer um show aqui". Eu não fui o único a conceber essa ideia. Eu descobri recentemente sobre um festival chamado Dunajam, que alem de ter sempre bandas que resgatam o velho e viajado som dos anos 70, o festival ainda tem outra pecularidade: ele é realizado em locais bem inusitados, como uma praia, um penhasco, o pico de uma montanha, dentro de uma caverna...

Só a ideia de libertar as bandas da prisão das casas de shows e dos bares já é algo a se considerar. Você está ali, em contato direto com a natureza. Como és maravilhoso quando o local se funde com a musica...Ai então é possível ter uma incrível meditação. Longe dos centros urbanos, longe da caótica vida moderna, o festival também propõe um estilo de vida diferente. Um estilo de vida que vai contra a  corrente de um mundo onde tudo é instantâneo e efêmero. 


O esquema do festival também pode servir como uma alternativa para os festivais futuros concebidas por qual quer mente humana daqui pra frente. Ele inova também no conceito de baixo orçamento. O dunajam prova que é possível fazer um festival fodido sem precisar necessariamente gastar uma fortuna. Veja, são só alguns amplificadores, caixas de som e um gerador...Precisa mais do que isso? Só as bandas dispostas a participar do festival é claro!
Os festivais de metal poderiam ser assim...Os festivais de metal estão cada mais sendo realizados em áreas rurais do que urbanas - pelo menos aqui no sul há uma frequência consideravel de festivais realizados em sitios e fazendas - seria interessante para bandas iniciantes, quase sem nenhuma verba, organizarem um festival similar ao Duna jam. Sem palco, próximo a uma floresta, numa praia, numa caverna...Imagine fazer mosh numa praia deserta? Só de pensar nisso já é interessante, imagine se isso se realizar? 
Aqui eu dou uma dica para o novo formato que poderia ser adotado daqui pra frente em diversos festivais. 
Esse festival pode ser considerado até como o retorno aos antigos festivais hippies - é uma coisa bem hippie se apresentar numa praia deserta, ou no alto de uma montanha.  O dunajam também é a oposição do rock in rio, primeiro por seu caráter inovador e depois pelas bandas...Creio que nenhum produtor do Dunajam chamaria algum artista do axé music para q o festival se tornasse um mais popular.

Bom, eu so peço que sigam o conselho que o Dunajam propôs: festivais de baixo custo e ainda realizados em paisagens maravilhosas...Imagine fazer um show naquela pedreira que você mais gosta, na praia que você e seus amigos se reúnem, ou até naquela vale que você algum dia já visitou...


Nenhum comentário:

Postar um comentário