quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quarta surreal - Na moey Zemle

O que falar desta gloriosa sinfonia? Nem se trata aqui de uma reles musica, mas de uma sinfonia meus amigos. Uma viagem pela Europa antiga...Uma musica cantada em 5 idiomas diferentes. Pelo que eu saiba, nem as antigas operas foram escritas em tantos idiomas...

Como vocês podem ter percebido com esta postagem eu nem gosto de Arkona direito...Mas enfim, é muito suspeito eu falar sobre essa musica - pois sou um admirador ferrenho desta banda - todavia, veja por si mesmo como essa musica é de um marco na musica oriental e nordica, pois é o registro que ficará marcado na história como a sinfonia do folk metal. Será tão lembrado como as grandes peças e operas no passado. 

Até aqui a união do estilo e das bandas de Pagan Metal me impressionaram muito. Com a forte união somos presenteados com esta grande musica que consegue ganhar um caráter atemporal fortíssimo. 


Entre as bandas que fizeram parte desta grande sinfonia foram: Heidevolk, Menhir, Obtest, Skyforger, e Manegarm. Quando digo que essa musica é uma viagem pela Europa antiga, eu não estava blefando. A musica fala sobre um guerreiro que em busca da felicidade, ele viaja muito afim de encontrá-la. Não vou me ater muito a busca deste guerreiro, mas posso lhe garantir que é muito fácil simpatizar com esta musica por sua proposta que nos comove e que nos torna testemunhos deste singular e humilde peregrino. Você identifica com este guerreiro - eu pelo menos me identifiquei com este personagem. 

Eu posso até sugerir o caminho que o guerreiro fez, baseado no contexto da musica:
Depois de caminhar semanas e enfrentas as severeas tempestades de neve no norte da Finlandia, ele chega ao reino Sueco, aonde encontra terras mais ferteis para ali viver por um tempo. Chegando a um pequeno vilarejo no coração da Suécia, ele logo consegue uma amigo que decidi acompanhá-lo em sua grande peregrinação. O Manegarm trata de descrever a sua tragetoria em território sueco, a viagem que ele e seu pareceiro fizeram de vilarejo em vilarejo até chegar num porto. Chegando neste porto no sul da Suécia, ele e seu novo amigo, embarcam num navio que os leva até a Lituania.  Depois de caminhar por alguns dias ele chega onde hoje é a  Letonia (Skyforger se encarrega de descrever este momento). Ele aos poucos vai abandonando a europa oriental, deixando para trás todos os vilarejos eslavos e nórdicos que conheceu até agora. Ele então chega num vilarejo no coração da Turíngia, Alemanha. Os membros do Menhir recepcionam o humilde guerreiro eslavo com uma bela canção de boas vindas. O guerreiro passa uns dias no vilarejo e então parte novamente para a sua longa peregrinação em busca da felicidade e não poderia ter chegado num lugar melhor: Holanda! Heidevolk o recepciona com maestria, uma das melhores partes da musica. 

Ele então decide sair da holanda e retornar para sua casa. Depois de meses de viagem, ele é inesperadamente recepcionado por todos as pessoas que conheceu pelo caminho. Todos as pessoas simples que conheceu no leste europeu e na Escandinávia. Que outra palavra usar além de "sublime" para definir este momento? Digno epilogo desta grande obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário