domingo, 23 de dezembro de 2012

Cinema do meio da floresta 3 - filmes cults

 Por muito tempo os preconceitos que eu nutria pelo cinema europeu serviram como uma carapuça diante de meus olhos. Eu via estes filmes cults como o cego de nascença admira um por-do-sol. Nos ultimos tempos, começei a admirar estes filmes, que não dão respostas prontas e de facil similação. Depois de muito tempo, acostumado aos filmes de Hollywood, me surpreendi pelo experimentalismo do cinema europeu, experimentalismo este que torna impossivel erigir um cinema homogeneo e com formulas previsiveis no velho continente. 

Sobre os dois filmes que apresento a vocês, me limito a dizer, por enquanto, que foram filmados na França com diretores que não eram franceses.

Há spoilers nessa merda, mas eu me esforço para que eles não sejam tão grotescos. Mas por sorte, minha descrição dos filmes é tão vazia, que creio que você não achará spoilers "nocivos"...


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Quarta surreal - At dawn they sleep e Crypts of eternity

 Depois de muito tempo acometido pelo desanimo, decido ouvir o Hell Awaits que tem duas musicas muito importantes para mim. Lembro que, nos tempos em que eu conseguia se concentrar nas musicas que eu ouvia, eu simplesmente era levado para as profundezas do inferno com as musicas que irei compartilhar com vocês agora, meus caros anonimos seres que espreitam pelas padarias virtuais. 

At dawn they sleep

"The last thing what you´ll see is the hunger in my eyes"

Não me lembro muito bem da reação que eu tive ao ouvir essa musica pela primeira vez, só sei que eu fiquei boqueaberto. Devo ter pensando algo do tipo: caralho, essa musica é morbida pra cacete! 
 Não era como o thrash metal que eu estava acostumado a ouvir: rapido, simples e direto. Era musica lenta, muito morbida, e que criava uma atmosfera totalmente obscura e satanica. 
A primeira coisa q veio a minha mente foi a imagem de um monte de pessoas acorentadas descendo por um corredor até o abismo preenchido por rios de lava e sangue. A introdução e o riff principal lembram uma escada, uma descida ao desconhecido e ao obscuro. Vejo chamas e escuridão. Dos 3 minutos em diante, a atmosfera da musica muda para revelar o seu apcie. Então, aos 4:18 nos deparamos com este orgasmo patologico e doentio: conhecemos o riff que nos leva as profundezas da mente insana desta musica. Eu vejo corpos de indigentes e hereges sendo mutilados sem dó e piedade por um demonio. Dá pra compreender isto? Acredito que não, mas o mundo que eu criei inspirado por essa musica é extremamente desagradavel, o q me proporcionou uma experiencia no minimo interessante. Se você ouvir as tres primeiras musicas do Slayer, eu garanto que a loucura irá acomete-lo. Não tenho duvida disso! As duas musicas que antecedem essa, mantem o carater morbido e fascinante deste album.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Devaneio nos livros - Cesar Borgia, o Mafioso

O Principe, livro este que foi escrito nos ultimos anos de vida de Nicolau Maquiavel, conhecido como o marco bibliográfico da ciência politica (e não há considerações exageradas quanto a este fato), nos revela argumentos muito bons e máximas que, de fato, foram corroborados pela experiencia histórica. Se Sun Tzu escreveu um eficaz manual de como ser um comandante bem sucedido num campo de batalha, Maquiavel escreveu o manual de como ser um “bom governante” (sendo que tanto o governante quanto o comandante podem ser a mesma pessoa). Para Maquiavel, existe uma moral politica, que diferente da moral cristã, não condena os atos em si mesmos, considerando que um ato violento pode ser benéfico para uma nação/reino em determinado contexto...
Se tem alguém, que para Maquiavel, servia como modelo de governante, esse alguém era Cesár Borgia, filho do Papa Alexandre VI. Ao contrário de alguns príncipes, que mesmo tendo a sorte de terem nascido numa família real e a envergonharam por suas ações, Cesár Borgia sabia muito bem usar da influencia de seu pai, como também, poderia continuar a governar a Romanha, mesmo com a morte de seu progenitor e com a eleição de um papa que lhe fosse hostil. Na verdade, faltou muito pouco para que Cesár Borgia construi-se um grande império...Para Maquiavel, só um homem como Cesár Borgia seria capaz de unificar e governar a Italia.

O cinema no meio da floresta 2 - filmes com Christopher Waltz

No Cinema no meio da floresta desta semana, eu apresento a vocês a minha opnião sobre dois filmes com Christopher Waltz, ator austriaco que apareceu a pouco tempo em filmes de grande repercursão e ja surpreendeu o mundo com sua atuação em Bastardos Inglórios (que lhe rendeu o oscar de ator coadjuvante e o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes) e, mais recentemente, no Deus da Carnificna.


AVISO: Há spoilers nessa merda...Pode haver um...Cuidado...


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novos rumos para o blog

Antes de eu ficar sem internet por 4 dias, meditei nos meios de tornar esse blog num organismo mais organizado e pragmático, desta forma, salvando-o do ostracismo e de sua morte.

O blog será organizado em séries, conjunto de posts com o temas singulares, afim de manter a constancia nas postagens, e se possivel, postagens semanais. O blog já completou seu primeiro ano há uns meses atrás, e até agora, não consegui parcerias...Conseguir algumas parcerias que estejam dispostas a trabalharem em cima de alguma série no blog será um dos meus objetivos dentro do planejamento que estabeleci para o proximo ano.

Eis aqui, a lista das séries:

Cinema no meio da floresta: resenhas e opniões sobre filmes.

Devaneios nos livros: inchertos, textos, e reflexões sobre coisas que eu recentemente li e achei conveniente compartilhar com vocês, anonimos virtuais...

Quarta-feira Surreal: meditação sobre algumas musicas no minimo interessantes...

História Musical: Histórias inspiradas por musicas que eu ouvi