Essa quarta surreal veio atrasada - pois esta quarta eu fiquei o dia inteiro peregrinando, depois de tanto tempo imerso em extremo sedentarismo. Enfim, apreciem esta quarta surreal, que hoje é protagonizada por duas grandes musicas do Pagan Metal. Musicas de bandas de países muito distintos: Suécia e Brasil.
Twlight of the ravens - Iron Woods
Sabe aquela musica que te transporta para outros lugares? Digo, aquela musica tão rica, tão fascinante que é capaz de te levar a outros lugares sem você precisar ingerir ou inalar alguma droga? Aquela musica que consegue proporcionar ao seu ouvinte uma experiencia tão inspiradora e fascinante, se não dizer transcendetal? A banda de Pagan Metal do interior paulista, Iron Woods, conseguiu essa façanha com maestria.
A musica é uma verdadeira viagem, pela qual, eu não poderia deixar de divulgar aqui. O álbum inteiro dessa banda é excelente, o que conclui que ela merecia muito mais reconhecimento...Enquanto no Brasil se pensou em Sepultura e Angra, eu vos declaro que tem algo a mais...O iron woods é uma banda que supera este dogma reducionista que diz que o metal brasileiro se baseia nessas duas bandas citadas. Tanto a musica quanto a proposta do grupo são muito dispares da "elite" Sepultura e Angra. Enquanto que Sepultura no inicio de seu trajeto falou de satanismo e depois rumou para falar de temas mais políticos, o Angra continua com os mesmo temas fantásticos.
A proposta do grupo é um pagan metal, tão bom, tão fodido como qual quer pagan metal europeu. É como se Odin olhasse para estes brasileiros e os inspirasse. Talvez nem seja Odin que os inspira, mas a floresta pelo qual buscam viver...
O álbum inteiro soa como um elogio ao druidismo, ao paganismo, um ode a vida que se opõe a existencia vil e sedentária perante a tela de um computador - porra, acabei de me definir agora...
Entre experiencias que vão desde de puro extase até comoção e admiração, recomendo este album a todos que ainda tem a capacidade de ouvir alguma coisa que transcenda o dogma "ANGRA-SEPULTURA". És o momento de ter ouvidos novos para uma nova musica, eis as palavras que definem estes novos tempos.
Visões do gelo é uma musica maravilhosa, para dizer o minimo. Ouvi-la para "passar o tempo" ou para amenizar o tédio beira ao sacrilégio. Se eu estivesse numa nevasca, prestes a morrer fadigado pelo frio, antes que o gelo levasse minha alma, Visioner på Isen seria o meu requiem...
É uma musica melódica, triste e com muitas partes intrigantes. A melhor banda da suécia - atrás apenas de Bathory, é claro - não decepcionou nenhum pagão, andarilho e lenhador neste universo de florestas de pedra e de carvalho. O andarilho se identifica com esta musica como se ele fizesse parte dela...Tão bela como o canto das valquírias.
A musica é uma verdadeira viagem numa terra nórdica fria e desolada. A beleza desta musica é muito peculiar, algo que você se surpreende sempre ao ouvir. O violino, os riffs melodicos e bonitos, o vocal limpo e o gutural...Só posso dizer que é uma das melhores musicas do Manegarm.
Talvez na próxima quarta surreal tenha mais folk. Mas não se preocupem, não é só de folk metal que a Quarta Surreal será composta...Só se eu decidir, é claro, criar a terça folk...Para ser mais original, chamerei ela de Tyrsdag Folk (tyrsdag é o equivalente a terça-feira no calendário nórdico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário