quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quarta surreal - Wheels of confusion, War Pigs, Eletric Funeral e Supernaut.

Meu plano era postar alguma musica do primeiro album do Black Sabbath, todavia, eu não sabia qual musica colocar e seria injustiça disertar sobre uma musica e não disertar sobre o album inteiro, pois o album é extraordinário e nenhuma muisca poderia ser desvalorizada ou negligenciada. Por esse motivo, eu decidi postar mais futuramente um post dedicado apenas ao debut da banda de Ozzy, Iommi e cia. 

Escolhi musicas de dois albuns fodidos do Black Sabbath para postar na Quarta Surreal: Paranoid e Vol.4, dois albuns que tiveram uma grande importancia em minha jovem e vil existencia. É claro que o Quarta Surreal veio meu atrasada esta semana, mas foda-se...

Wheels of Confusion - Vol.4

O que dizer da primeira musica de heavy metal que eu ouvi? O volume 4 era o unico cd que meus pais tinham do Black Sabbath, eu me lembro da capa estranha que parecia uma fantasma de manto laranja. Meus pais ouviam esse CD de vez enquando em minha infancia, mas só foi aos 11-12 anos que eu começei a me apegar ao album e me indentificar com ele...Wheels of Confusion era a musica que era o que meu espirito aclamava...Era do que o meu espirito necessitava...Uma musica que sempre teve um significado muito forte para mim...Naquela epoca eu não me focava tanto na parte intrumental da musica, mesmo assim me fascinava pelo fato da musica ser divida em tantas partes diferentes e com riffs interessantes. Ela era muito bem construida e a impressão que dava é que eram 2 musicas dentro de uma só.
Vamos ver...O solo do começo, repleto de bends extraordinários...É um solo que pode proporcionar felicidade para um pessoas desanimada, iludida ou enferma. É até um antidoto para a alma violentada pelo desânimo. A primeira parte tem aquele riff fodido, bem heavy...Depois tem a ponte para a segunda parte, uma contruida por efeitos parelelos ao riff...A terceira parte é uma musica a parte...Um solo mais lento, mas que não decepciona...Em outras palavras, a musica é fodida.
 Essa musica era a minha unica amiga na epoca. A unica forma com que meu espirito conseguia se emancipar por algum momento do universo opresivo pelo qual eu estava rodeado. Mas o que era essa musica afinal? Meu refugio? Meu mundo acolhedor repleto de frases interessantes e riffs fodidos? Só sei que é uma musica muito especial, uma musica que não perde seu valor e que resiste a dura batalha contra o tempo e o esquecimento. Uma musica assim não pode ser ignorada. Iommi não poderia ter composto coisa melhor para abrir o album!


War Pigs - Paranoid

Eu tinha 13 anos...Já não estava satisfeito com o Vol.4 pois eu tinha covicção que o Black Sabbath divia ter produzido um outro album tão bom quanto o Vol. 4, ou até melhor. Convenci os meus pais a comprarem Paranoid. Ouvindo já a primeira musica, eu tinha me convencido que tinha valido cada centavo gasto naquele cd...War Pigs...Era como a Wheels of Confusion, só que mais lenta e com riffs mais simples. Era uma instrumental muito forte e impactante. Eu até tentava cantar junto com Ozzy, todavia meu ingles naquela epoca era uma merda - my english today is a fucking shit too, but...Who cares?
A musica perdeu seu valor ao longo do tempo, mas eu lembro como ela tinha me fascinado naquela epoca. Uma das musicas que ouvi por 2 anos direto. Eu gostava muito dos primeiros versos, com poucos acordes, com uma presença maior do vocal do Ozzy e da bateria de Ward. A introdução é excelente... Um excelente riff de baixo e o dueto da guitarra de Iommi com o canto das sirenes...Algo sublime que serve como retrato daquela epoca onde o mundo assistia indiferente ao que o capitalismo ianque era capaz de fazer para converter o Vietnã em seu servo e escravo economico. Sabemos que os EUA teve que aprender que nem todos os paises do mundo se submeteriam a sua repugnante enfermidade. .


Eletric Funeral - Paranoid

Até ali eu ja tinha ouvido Planet Caravan e Iron Man. A planet Caravan tinha me lembrado Pink Floyd pois era uma musica bem psicodelica, muito viajada - boa musica para se ouvir de noite. Mas o que me supreendeu foi a Iron Man. Eu ja tinha a ouvido antes, mas eu não sabia o seu nome. Foi a procura da musica Iron Man que eu comprei o Paranoid. 
A musica que mais me impresionara foi Eletric Funeral, pois tinha sido - sem exagero nenhum - a musica mais morbida que eu tinha ouvido!
Aquele riff simples e com wah wah dava sempre a impressão que eu estava num cemitério amaldiçoado quando a ouvia.  É literalmente um funeral elétrico, como sugere a musica...Não poderia ter um funeral completo sem ter essa musica em seu repertório!


 Supernaut - Vol.4

Supernaut é aquela musica contagiante, que não se parece nem um pouco com as musicas mais sombrias do Black Sabbath nos dois primeiros albuns. Supernaut é o reflexo da mudança de direcionamento da banda, que a cada vez mais ousava explorar elementos psciodelicos do que morbidos. Nos albuns seguintes se percebeu essa tendencia cada vez mais psicodelica no som da banda (Sabbath Bloody Sabbath, Sabotage e Technical Ecstasy). Eu particularmente gosto de ambas fases da era Ozzy, tanto a morbida quanto a psicodelica. Com a saida de Ozzy e a entrada de Dio, o som do Black Sabbath ficou mais melodico e o som do Black Sabbath permaneceu melodico depois da entrada de Tony Martin (para mim o Headless Cross, album mais famoso com ele, é uma merda...Aquilo não é Black Sabbath, é um Power Metal horrendo, frescurento...). O unico dos vocalistas depois do Ozzy a trazer o Black Sabbath as suas raizes foi Ian Gillian, responsavel pelos vocais em Born Again. Thrashed e Zero The Hero são as minhas favoritas, são duas musicas que são verdadeiras musicas de Hard Rock.

Voltando a nossa musica, devo dizer que é recomendavel ouvi-la quando você viajando num carro...Sinta a liberdade passar pelos seus ouvidos e adentrar no seu espirito...Levante os braços e sinta o vento batendo contra seu corpo. Supernaut fala exatamente disso: liberdade individual. Um ode ao andarilho, que, sem religião ou amigos, vive convicto de suas proprias virtudes, de seu caminho incorruptivel que não fora imposto por nenhuma entidade acima dele mesmo...Supernaut, depois da Wheels of Confusion, é a melhor musica do Volume 4. Altamente recomendado para aqueles que querem ouvir musicas estimulantes e "felizes", ou serem possuidos pela atmosfera "hippie" dessa musica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário