Nesta nova série, eu busco analisar e refletir sobre vários episódios de desenhos animados. A motivação desta empresa se deve ao fato de eu sentir que existe uma demanda quanto á isso, de sentir que ainda não há muita discussão sobre esses desenhos. Antes de buscar significados que não estão lá, eu escrevo isso acreditando que desenhos não são só meros entretenimentos (como fragmentos da cultura e da sociedade, os desenhos estão sujeitos á interpretações e discussões sobre estas entidades concretas que permitem que eles existam).
Para inaugurar esta nova série, começarei por falar sobre um episódio que me intrigou muito chamado "Os Milhões do Clarêncio".
Decomposição do episódio
Há dois temas interessantes os quais este episódio aborda e que veremos cada um individualmente: Coerção Normativa e Economia.
1) Coerção Normativa: Na primeira parte do episódio somos apresentados á realidade imediata daquela sala de aula: um sistema de premiações bem no velho estilo behaviorista, que visa criar reforços positivos para o bom comportamento das crianças, e moldar este comportamento por uma ideia de recompensa e punição. Mas o que é imperceptível para o poder normativo é como esse sistema é prejudicial para as crinças, podendo denegrir a auto-estima delas por causa das várias demandas e exigências que se impõem a elas de forma imperativa, doutrinária e até tirânica.
Finalmente, deste sistema doutrinário que tinha o objetivo apenas de uniformizar as atitudes e o corpo das crianças, é aos poucos substituido pela alternativa encontrada por Clarêncio: o "dinheiro do Clarêncio". O dinheiro do Clarêncio é uma alternativa que ele econtrou para tentar superar o antigo sistema repressivo. O dinheiro do Clarêncio representou, num primeiro momento, uma revolta á este sistema que não era sensivel o suficiente para considerar outras potencialidades dos alunos...Um sistema imperativo, sem emoções. Um sistema que, de alguma forma, incetivaria apenas á competição e nada mais.
2) Economia: O dinheiro do Clarêncio se transforma então num grande monstro, já que muitos competem por possuí-lo. Como monstro que se tornou, Jeff sugere que a solução para este problema viria com um conceito muito interessante: a inundação do mercado de notas, que consiste, pelo pouco que sei acerca de economia, tornar o valor da moeda extremamente baixo, criando uma inflação grotesca.
A distribuição maciça de dinheiro teve as seguintes consequências: desvalorizou a moeda e minou a competição. Ainda seria possivel discutir quais ás implicações deste tipo de sistema economico e emendar as atuais discussões que existem entre o socialismo e o capitalismo. O desenho pode dar a idéia que para destruir a economia é necessário abolir a competição, acusação que os liberais fazem ao socialismo como sendo uma das implicações diretas da economia socialista. Mas seria mesmo que o caminho a ser traçado é a construção de uma sociedade extremamente competitiva, com um mercado sem regulação, e que sustenta-se uma extrema desigualdade social e econômica? Uma sociedade em que todos tivessem dinheiro do Clarêncio de sobra, que todos tivessem direito a usufruir dos frutos de seu trabalho e que a renda fosse melhor distribuida, seria uma sociedade horrenda e horrivel?
Conclusões
A partir das inferências anteriores, posso concluir que poderíamos usar este episódio para muitos fins, isto é, que ele teria uma "instrumentalização". Num mesmo episódio nós temos a reflexão sobre tentativas de superar um sistema opressivo ou falido; e ele poderia ser usado para meditar sobre questões sócio-politicas e sócio-econômicas. Poderia ser pensado dentro do âmbito de muitas áreas e suas especifidades, e até num plano interdisciplinar envolvendo a pedagogia, sociologia, e economia.
Finalmente, deste sistema doutrinário que tinha o objetivo apenas de uniformizar as atitudes e o corpo das crianças, é aos poucos substituido pela alternativa encontrada por Clarêncio: o "dinheiro do Clarêncio". O dinheiro do Clarêncio é uma alternativa que ele econtrou para tentar superar o antigo sistema repressivo. O dinheiro do Clarêncio representou, num primeiro momento, uma revolta á este sistema que não era sensivel o suficiente para considerar outras potencialidades dos alunos...Um sistema imperativo, sem emoções. Um sistema que, de alguma forma, incetivaria apenas á competição e nada mais.
2) Economia: O dinheiro do Clarêncio se transforma então num grande monstro, já que muitos competem por possuí-lo. Como monstro que se tornou, Jeff sugere que a solução para este problema viria com um conceito muito interessante: a inundação do mercado de notas, que consiste, pelo pouco que sei acerca de economia, tornar o valor da moeda extremamente baixo, criando uma inflação grotesca.
A distribuição maciça de dinheiro teve as seguintes consequências: desvalorizou a moeda e minou a competição. Ainda seria possivel discutir quais ás implicações deste tipo de sistema economico e emendar as atuais discussões que existem entre o socialismo e o capitalismo. O desenho pode dar a idéia que para destruir a economia é necessário abolir a competição, acusação que os liberais fazem ao socialismo como sendo uma das implicações diretas da economia socialista. Mas seria mesmo que o caminho a ser traçado é a construção de uma sociedade extremamente competitiva, com um mercado sem regulação, e que sustenta-se uma extrema desigualdade social e econômica? Uma sociedade em que todos tivessem dinheiro do Clarêncio de sobra, que todos tivessem direito a usufruir dos frutos de seu trabalho e que a renda fosse melhor distribuida, seria uma sociedade horrenda e horrivel?
Conclusões
A partir das inferências anteriores, posso concluir que poderíamos usar este episódio para muitos fins, isto é, que ele teria uma "instrumentalização". Num mesmo episódio nós temos a reflexão sobre tentativas de superar um sistema opressivo ou falido; e ele poderia ser usado para meditar sobre questões sócio-politicas e sócio-econômicas. Poderia ser pensado dentro do âmbito de muitas áreas e suas especifidades, e até num plano interdisciplinar envolvendo a pedagogia, sociologia, e economia.
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