quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Cinema no meio da floresta - Vá e Veja (1985)

Depois de muitos anos sem escrever porra nenhuma neste blog, eu decidi agora, nos 45 minutos do segundo tempo de 2015, redigir esta pretensa resenha.

De forma desinteressada, e até leviana, eu escolhi um filme qual quer para assistir antes de dormir: Vá e Veja (1985), de Elem Klimov. Eu só tinha assistido esse filme até a metade há uns dois anos atrás, e nunca mais retornei a assisti-lo (situação análoga e comum a muitos outros filmes). 
Eu pensava que seria mais um filme para assistir e dar aquela relaxada maluca na mente...Eu estava fodidamente enganado...Vá e Vejá (Idi i Smotri, em Russo) é um filme perturbador, muito diferente dos outros filmes de guerra que são acessiveis aos familiares, por exemplo.


A primeira metade do filme só ajudou a reafirmar as opniões que eu já tinha sobre ele: atuações estranhas e questionavéis que não criavam em mim qual quer tipo de elo com os personagens. Até o momento em que o protagonista, o jovem Florya, descobre que boa parte de seu vilarejo em Belarus foi morta por soldados alemães, o filme já começa a criar a atmosfera de loucura e histeria, mas nada que me perturbou exatamente (talvez eu possa considerar a trilha sonora, que tinha sido eficaz para construir algum terror psicológico). O filme, e boa parte dele, só deixava no ar um estranhamento, algo como: "Que merda que eu estou assistindo?"...A parte mais tensa, que cria enorme ira, ódio naquele que assiste, só ocorre nas cenas finais do filme.