sábado, 13 de setembro de 2014

A Empopéia de Zolcev

Foi encontrado, nos restos do que foi chamado "Mundo de Quake", relatórios de viagem escritos por um autor que assinava com o nome de Zolcev. Pouco se sabe sobre este autor...O que sabemos é que ele era um militar polaco-americano em uma missão de reconhecimento, e que foi obrigado á sobreviver naquele mundo hostil. Por mais que os seus diários tenham um caráter fantástico, é uma das únicas fontes escritas que nós temos desse mundo perdido e sem história. 





Quake e as 4 dimensões

Segundo os diários de Zolcev, o mundo de Quake seria a união de 4 dimensões distintas, todas governadas por Shub-Niggurath, uma leviatã que governaria essas dimensões através de um ditadura férrea, impondo um extremo controle psicológico sobre seus súditos. Segundo a Empopéia de Zolcev, o mundo de Quake se subdividira nas dimensões do Mundo Antigo, do Mundo Inferior (Netherworld), do Reino da Magia Negra, e na "Dimensão dos Condenados". Cada dimensão tinha em média 6 há 5 cidades cada uma, contando com dezenas de habitantes.  Zolcev nunca conseguiu promover qual quer tipo de relacionamento pacifico com os habitantes das cidades, sendo que estes eram extremamente hostis e incapazes de desenvolver qual quer tipo de relação social com ele. Os habitantes de Quake eram constituídos por "bestas demoniacas" e seres humanoides, como ogros, múmias, e até humanos que teriam sido escravizados e lobotomizados, perdendo toda a sanidade no processo. Os últimos fariam parte de um grupo que Zolcev chamaria de "Grunts" e "Enforcers": um grupo de militares que exploraram aquele mundo antes dele, e que foram assimilados pelo poder hipnótico de Shub-Niggurath, se tornando, assim, um pequeno exército zombie. A diferença entre os Grunts e os Enforcers, seriam as armas que utilizariam, sendo que os últimos utilizavam armas de raio-laser, enquanto os primeiros utilizavam armas de fogo. Os Enforcers foram considerados por Zolcev como "os habitantes mais inteligentes" do mundo de Quake depois da própria Shub-Niggurath, já que conseguiam se expressar por algumas palavras de ordem, como "Freeze!" ou "Stop!". Quanto ás demais criaturas que habitavam aquele mundo, Zolcev era da opinião que não tinham cultura própria, e eram "vis criaturas hostis" sem muita inteligencia, algumas delas, ostentando poderes mágicos. 



O catalogo das criaturas e as armas

Afim de poder sobreviver á aquele ambiente hostil, Zolcev escreveu, a partir das observações que fizera sobre o comportamento daquelas criaturas, um catalogo conceitual contendo informações de cada criatura observada, afim que isso lhe trouxe-se uma vantagem em algum possível confronto. No catalogo podemos ainda encontrar as armas que ele considerava ideais para cada tipo de criatura...Ele indicava, por exemplo, o emprego de um lançador de foguetes portátil na neutralização dos gigantes Shamblers, mas não indicava a mesma arma para combater Fiends, considerando que, devido a agilidade destes, eles só poderiam ser combatidos apenas com armas de tiro rápido (metralhadora de pregos). O emprego da Arma de Raios (ThunderBolt) era aconselhada a todos os inimigos, com exceção aos "rotfishes" (peixes podres) já que essa arma não poderia ser disparada em ambientes aquáticos por motivos óbvios, mas como a sua munição era rara de providenciar, era preferível usar essa arma apenas contra inimigos muito poderosos, como Vores, Shamplers, e Fiends. 

Zolcev separou os habitantes de Quake em dois grupos: "Os Inimigos de pequena e média resistência" e os "inimigos de alta resistência". Entre os inimigos de pequena e média resistência, estão os humanoides, com exceção dos "Cavaleiros da Morte", e os inimigos de alta resistência seriam demônios com poderes extra-físicos, com exceção dos Fiends.  

A vida de Zolcev em Quake

Segundo os registros deixados por este autor, ele teria sobrevivido a esse mundo com a "sorte peculiar de homens que não tem suprimentos para manter seus corpos e mentes vivos". Não dispondo de sementes, e quase nunca gozando de muitas provisões, Zolcev só pode estabelecer moradia em poucas cidades, quase sempre aquelas que tinham rotfishes, que ele descobriu que eram comestíveis e poderiam ser domesticados.

Depois de ter eliminado toda a resistência inimiga na cidade de "Crypt of Decay" (Cripta da Podridão, numa tradução livre), ele manteve apenas as populações de rotfishes remanescentes, e pode viver na cidade por quase seis meses, sobrevivendo apenas com a carne dos peixes que criava. Ele deixou a cidade apenas quando finalmente tinha conquistado todas as cidades do Reino da Magia Negra.

Sabe-se que a campanha de Zolcev, na conquista de todas as cidades, demorou 4 anos, tendo este se estabelecido por longos períodos de tempo nas cidades da Citadela dos Ogros e em Crypt of Decay,

Período Pós-Shub Niggurath

Após 4 anos de campanhas severas e angustiantes, Zolcev consegue finalmente matar Shub-niggurath, se tornando, assim, o ditador supremo de Quake. Após a morte de Shub-niggurath, a população de Quake, que antes era de aproximadamente 1.700 habitantes, tinha se reduzido drasticamente para algumas dezenas, tendo sido exterminados os humanóides, com exceção dos ogros e cavaleiros. Houve alguns focos de resistência em cidades do Mundo Antigo, como "Palácio do Ódio" e "Hells Atrium". No perído pós-Shub-Niggurath, os habitantes remanescentes das dimensões do Reino da Magia Negra e Netherworld juraram lealdade ao novo ditador, formando assim o exército que seria responsável por suprimir as rebeliões no Mundo Antigo. Sobre isso, Zolcev escreve:

"Eu consegui desmantelar o status-quo deste mundo sozinho. Agora, com um exército de 30 soldados, a repressão dos levantes no Mundo Antigo não representarão nenhum desafio..."

E de fato, as rebeliões foram suprimidas em questão de 3 dias. A população remanescente no mundo antigo era de 133 individuos, e bastou estes três dias para que ela fica-se reduzida a um numero de 28 indivíduos. O exército de Zolcev teve um número ínfimo de baixas, não chegando nem em uma dezena.


  • Zolcev e os Shamblers


Alguns autores questionam a imagem de Zolcev como o grande libertador do mundo de Quake, como o homem que mais tarde governaria as criaturas que em outrora eram controladas por Shub-Niggurath. Estes autores chegam a dizer que ele não nunca tentou criar nenhum vinculo social com aquelas populações, e que teria as exterminado arbitrariamente sob o pretexto de serem selvagens.
É de se considerar, num entanto, que a partir do período que ele se torna o senhor supremo de Quake, é que se tem os primeiros relatos escritos sobre a cultura dos Shamblers, com seus poemas, textos sagrados, e músicas. A morte de Shub-Niggurath é um grande divisor de águas na cultura destes grandes Yetis cegos. Um grupo começa a ter consciência de como a leviatã os oprimiu, duvidando totalmente de sua condição de divindade a que lhe era atribuída, enquanto outro, dos fanáticos e dos sacerdotes de "Hells Atrium", acreditavam que ela iria renascer e era o dever deles eliminar o grande profanador: Zolcev. Podemos concluir, portanto, que a revolta nas cidades do Mundo Antigo, foram fomentadas por um grupo de extremistas religiosos.

Ilustração de um Shambler adulto

Zolcev e o lider Shambler, Anzur Gahntu, fizeram uma aliança para governar o mundo de Quake, o que também significou um processo de intercâmbio cultural entre a cultura humana e a cultura shambler. Anzur Gahntu, em pouco tempo, aprendeu o idioma de Zolcev, se comunicando com ele sem grandes dificuldades. Quanto a Zolcev, ele mesmo diz que tinha muita dificuldade para compreender o idioma falado pelos Shamblers, e falava o suficiente apenas para algumas de suas necessidades serem satisfeitas.

Os relatos de Zolcev sobre este período de aliança com Gahntu retratam um período de relativa paz, onde começava a se formar um aparelho estatal para dar fim á antigas richas no mundo Quake, entre Cavalheiros e Ogros, com uma Legislação incipiente, que começava a dar alguma ordem naquele mundo sem leis...O primeiro tribunal e a primeira prisão foram criadas nas cidades de Gloom Keep e Chambers of Torment, respectivamente.

Hall de entrada de Gloom Keep. 

A população de Quake, que foi reduzida ao numero de 57 indivíduos no começo do governo de Zolcev, duplicou na primeira década de seu arbítrio,  chegando a 120 habitantes. Os relatos de Zolcev terminam de repente, no seu décimo oitavo ano como ditador. Ao que parece, ele teria sido morto por uma conspiração de Shamplers liderada pelo próprio Gahntu que desejava ter o poder de todas as Quatro Dimensões para si. Consideramos essa hipótese graças a decodificação de um texto no idioma shambleriano que fala sobre o ocorrido. O fato mais peculiar desta desventura é que o esforço de Zolcev de aprender o alfabeto e o idioma dos Shamblers, no final, serviu para contar a sua própria história, ou melhor, o final de sua jornada. Os textos e documentos eram escritos no idioma dos Shamblers, já que era um idioma compreendido pelas criaturas sapientes, algumas as quais acabaram por desaparecer já que não tinham como se reproduzir (ogros e cavaleiros). As únicas criaturas que conseguiram prosperar no período Pós-Shub-Niggurath foram os Shamblers, Vores, Scrags (entre o grupo de criaturas sapientes), Fiends e Rotfishes (no grupo de criaturas não-sapientes). Dos grupos das criaturas não sapientes, é importante relatar que até mesmo os Fiends foram domesticados, sendo sua carne apreciada. Estes últimos também eram domesticados como animais de montaria, sendo apreciados por sua velocidade e vigor em longas caravanas.

Imagem computadorizada baseada no estudo anatômico dos Fiends, empreendidas pelo médico Shambler, Gurtuipa Oxneitu.

As cidades da Cidadela dos Ogros e de Crypt of Decay, prosperaram com as criações de Rotfishes, durante e depois do governo de Zolcev-Gahntu. Outras cidades, num entanto, não tiveram a mesma sorte, sendo abandonadas pelos seus próprios moradores, que não tinha como promover seu sustento através da terra ou dos recursos naturais dessas cidades, que muitas vezes eram apenas castelos que ficavam sem recursos.

Acredita-se que no décimo segundo ano do governo de Zolcev-Gahntu, com a criação da Biblioteca em Palace of Hate, no Mundo Antigo, houve uma efervescência cultural muito intensa, considerando a produção historiográfica e literária que se principiou neste período. Foi encontrado, depois do desaparecimento da vida em Quake, um acervo consideravelmente extenso de peças musicais, livros, pergaminhos, e atas de processos, escritos no idioma shambleriano, e no voreniano.

Ilustração de Palace of Hate antes de se transformar em uma biblioteca

Sabemos através dos documentos que chegaram até nós, que o mundo de Quake tinha duas capitais, a saber, Gloom Keep (governada por Gahntu) e a Cidadela dos Ogros (governada por Zolcev).
Conhecemos o período pós-Shub-Niggurath como período Shambleriano, devido ao advento do governo aristocrata dos Shamblers. A nobreza shambleriana teria governado por dois séculos até o seu misterioso desaparecimento. Documentos e atas dos últimos anos da dinastia Grulkpo apontam a emergência de novos grupos religiosos, baseados no mito de Shub-Niggurath. Outros documentos levam a crer que os Shamblers ansiavam explorar outras dimensões para habitar, devido a situação insustentável a qual se encontrava Quake. Os documentos mostram que, a partir do final do primeiro século do período shambleriano, as criaturas sapientes começavam a deixar Quake em caravanas inter-espaciais, levando alguns Fiends e rotfishes consigo.

O universo Quake foi encontrado abandonado, dois séculos depois do que é conhecido como a "Diáspora dos Shamblers". Do Universo do Quake, foram encontrados apenas alguns cardumes remanescentes de "Rotfishes", nas cidades onde em outrora criva-se estes animais.



Relação das cidades e suas atividades

(Cidade - Dimensão/Mundo - Atividade/situação)

Gloom Keep - Doomed - Tribunal e Capital administrativa
Necropolis - Doomed - Criação de Fiends e rotfishes
Grisly Grotto - Doomed - Criação de Fiends e rotfishes
Cidadela dos Ogros - Reino da Magia Negra - Criação de Rotfishes e moradia de Zolcev. Foi considerada a capital, já que ali os habitantes de Quake também eram ouvidos pelo seu soberano, sendo que no castelo da cidadela ocorriam algumas reuniões entre os aristocratas, segundo documentos oficiais. 
Crypt of Decay - Reino da Magia Negra - Criação de Rotfishes
Underearth - Reino da Magia Negra - Prisão
Chambers of tortment - Netherworld - Prisão e Tribunal
Palace of hate - Mundo Antigo - Biblioteca
Hells Atrium - Mundo Antigo - Antiga cidade Sacerdotal que serviu como uma espécie de "cidade turística", e patrimônio histórico. 
Pain Maze - Mundo antigo - A mesma situação que Hells Atrium. 

Ao todo, das 28 cidades do período de Shub-Niggurath, apenas 10 conseguiram subsistir depois da queda desta grande leviatã. 


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