segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O pagão


Divulgo aqui um pequeno texto que escrevi a um tempo atrás e que salvei do esquecimento. Um dos poucos artigos meus que eu salvei, pois, muitos textos que escrevi ja se converteram em cinzas e se esfaneceram no fogo de todas as costelas de chão que eu fiz. 
É claro, não passavam de desabafos, o que não me interessou em mante-los. 
Este texto eu escrevi a alguns meses atrás, fiz so algumas modificações visando a sua estetica.

Vejo no pagão uma forte comunhão com a natureza - os seus deuses são metaforas desta comunhão! Esta comunhão é reflexo de um povo que tem desconfiança, aversão e desprezo pelo celibato, pela castidade e pelo sofrimento. 
Vejo no pagão a liberdade, o orgulho, e não o arrependimento. 
Enquanto que o pagão bebe hidromel despreocupado, o cristão se arrepende de ser humano como se isso fosse um pessar e uma objeção. 
O pagão tem orgulho de estar vivo enquanto o cristão só almeja uma vida que lhe prometeram depois da morte. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário